Um pouco de História - O Bolo Inglês

Hoje vou contar um pouco sobre a história do Bolo Inglês.

Esse delicioso bolinho que adoramos comer acompanhado de uma bela xícara de chá, surgiu há muitos séculos atrás, mais ou menos pela ocasião da Revolução Francesa, a partir de um preparo de papa, cujo ingrediente principal era a aveia (ou cevada). A papa, que continha também frutas secas e alguma oleaginosa, tinha por finalidade dar uma acalmada na fome antes da ceia de Natal, afinal, era costume ficar jejum até aquele momento.

Com o passar dos tempos a papa foi ganhando consistência. Aos poucos foram introduzidos ingredientes que transformaram seu aspecto, ficando com mais jeito pão e, mais adiante, de bolo, porém de massa bem compacta. A aveia foi retirada da receita e ovos, farinha, manteiga (bastante, pois é ela quem dá estrutura compacta à massa) e frutas cristalizadas foram sendo adicionados.

Hoje em dia, em sua receita mais tradicional, além das frutas secas e cristalizadas, são acrescentadas raspas de limão, cravo e canela em pó, amêndoas e nozes picadas, além de uma dose de brandy ou whisky, isto porque antes dele tomar o aspecto de bolo, como se apresenta atualmente, ele era preparado como um pão e feito com muita antecedência, guardado em uma caixa que ficava virada de ponta cabeça e, semanalmente, lhe era borrifado uma dessas bebidas (ao gosto do freguês!), pois lhe aumentava a durabilidade. Tal procedimento se repetia até o Natal!

O bolo ainda é tradição entre os ingleses nas noites de Natal. É bem comum encontrá-lo nas mesas das famílias e também oferecidos como presente.

Ah!! Importante: a massa é sempre assada em forma retangular!!

Quer uma receitinha prática e muito saborosa desse quitute? Vá na nossa aba de "Dicas e Receitas" que vou colocar lá.

Um abraço e até a próxima!!








Comentários

Postagens mais visitadas