O que já sei sobre Merengues

Wow!!! Merengues!!
Eles são super bem vindos nas sobremesas e doces e também servem de base para mousses e sorvetes, mas, eles sempre são preparados da mesma maneira? 😖

Todo merengue é feito de clara e açúcar, mas existem 3 tipos de merengues: o Francês, o Suíço e o Italiano. (Sim, eu escrevi com a primeira letra maiúscula para chamar bem a sua atenção.)

O merengue francês é composto somente de clara e açúcar, em partes iguais, ou seja, proporção de 1 x 1. Exemplo: se tenho 30g de clara (1 ovo), usarei 30g de açúcar.

É preparado da seguinte forma: coloque no bowl da batedeira os dois ingredientes e bata (em velocidade alta) até ganhar a consistência firme desejada. Pronto! É só usar. Mas, lembre-se que a clara utilizada estava crua, então, busque aplicar esse merengue em receitas que vão ao forno, para que ela possa ser cozida e eliminar a possibilidade de alguma contaminação.
Esse merengue é muito bom para fazer suspiros, macarons, pavlovas...

O merengue suíço também é composto somente de clara e açúcar, mas em partes diversas, isto é, em proporção desigual, qual seja, 1 x 2. Exemplo: se tenho 30g de clara, usarei 60g de açúcar.

É preparado da seguinte forma: coloque em um bowl os dois ingredientes e leve a banho-maria, batendo com o auxílio de um fouet, para que o açúcar seja completamente dissolvido. Mas, cuidado!!! Não deixe que a temperatura ultrapasse os 50°C, para que não cozinhe as claras demasiadamente, pois prejudicará o ponto do merengue.
Assim que todo o açúcar estiver bem dissolvido, passe essa mistura para a batedeira e, na velocidade máxima, bata bem até esfriar completamente. Pronto! É só aplicar!
Esse merengue é muito bom para fazer mousses, confeitos de tortas e bolos de maneira espatulada, suspiros, macarons...

Já o merengue italiano (o meu queridinho) é composto de clara, açúcar e água. Sua proporção clássica é 1 x 2 x 1, mas pode variar para 1 x 3 x 1,5, pois na última ele fica bem mais firme e permite ao doce que for decorado com ele, por exemplo, ser exposto por mais tempo antes de servir. É o merengue ideal para usar em doces de festa!
Exemplo da proporção: se tenho 30g de clara, usarei 60g de açúcar com 30g de água, na regra 1x2x1, mas se vou usar a regra 1x3x1,5 então terei 30g de clara, 90g de açúcar e 45g de água, porque a água será sempre em quantidade que equivalha a metade da quantidade de açúcar.

Seu preparo requer um pouco mais de trabalho, mas vale super a pena, se não vejamos: coloque a clara no bowl da batedeira, mas não a ligue ainda. Leve ao fogo baixo o açúcar com a água para fazer uma calda. Quando essa calda começar a ferver, ai sim você pode ligar a batedeira na velocidade máxima. A calda deve atingir o ponto de bala mole, que corresponde a uma temperatura entre 116 a 120°C. Eu uso sempre o termômetro, pois é muito mais eficaz.
Ponto da calda atingido e claras já em ponto de neve firme, derrame cuidadosamente a calda na clara batida (em fio), mas sem desligar ou diminuir a velocidade da batedeira. Bata essa mistura até esfriar e pronto!!
Esse merengue é o meu queridinho, pois para mim ele é o mais versátil de todos! Vai bem aplicado como decoração de doces utilizando bico de confeitar, vai bem espatulado, pode ser feito suspiro, pavlova, mousse, recheios diversos, sorvete... enfim!

E aí, gostou de saber um pouco sobre merengues?! Comente, faça-me perguntas! Terei o maior prazer em esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto. O que eu não souber, irei pesquisar e isso é muito bom para mim e para você!! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas