Bolo caseiro é muito bom, mas com uns truques fica melhor!!

Amo bolo caseiro!! Quem não gosta?
Aquele bolinho quentinho para comer no café da manhã, ou no lanche da tarde... hummm... que delícia, não é mesmo?!

Tenho uma amiga que anda fazendo uns bolos deliciosos, é a Carol Medeiros da Sabor & Amor (Instagram: @saboreamorbr) e é por ela que vou ensinar umas coisinhas que fazem esse tipo de bolo ficar mais irresistível ainda!

Quando a gente pensa em bolo caseiro lembra logo da receita da Vovó, não é verdade? Ai, vem aquela vontade imensa de bater esse bolinho em uma bacia e com colher de pau. Acontece que nós temos a batedeira e ai as coisas ficam mais fáceis. Só que tem um detalhe que, talvez nem a nossa avó soubesse nos dizer: uma massa fofa, estruturada, macia e bem crescida depende da forma como ela é batida.

Isso mesmo! A forma como a massa é batida influencia em seu resultado final. Para que você nunca mais perca o ponto da massa e ela fique de fato como o bolinho gostosinho da vovó, preste atenção:

1) todos os ingredientes que você for usar devem estar em temperatura ambiente. Entretanto, lembre-se que, dependendo da época histórica da receita, sua avó provavelmente não possuía geladeira. (kkkkk... ok, essa regra vale bem é pros dias amenos, se for dias muuuuuito quentes, a temperatura ambiente fica muito elevada e ai, só tire os ingredientes da geladeira tipo 5 minutos antes de usar.);

2) use sua batedeira em velocidade baixa. Sua avó, provavelmente não fazia musculação e não tinha um super braço para bater a massa, entende? Você já vai saber o motivo de não se bater muito a massa na dica logo a seguir;

3) a farinha de trigo com ou sem fermento deve ser incorporada à massa por último, quer dizer, se você optar por separar o fermento da farinha, ai quem ficará para entrar por último é o fermento, e deve-se evitar bater muito. O ideal é incorporar, tanto farinha quanto fermento, usando uma espátula, pois isso mantém a massa aerada e evita desenvolver o glúten que deixa a massa pesada e elástica.

Essas foram algumas dicas para começar o assunto. Mais dicas serão dadas no decorrer de nossas postagens!! Até mais!!




Comentários

  1. Oi, Rose! Ameeeei as dicas e com certeza utilizarei para fazer meus bolos! Quero mais e mais e mais!!!! Obrigada! Bjus, Carol Medeiros (@saboreamorbr)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas