Leite - Um forte elemento

Definição (segundo o que encontramos na rede):
          Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca, produzida pela glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos.

O leite é muito usado na culinária tradicional, pois ele é a base de numerosos laticínios.

Na confeitaria ele é a base de diversas receitas.

Como disse a Chef de Confeitaria e Filmmaker, Raíza Costa, recentemente em um dos seus episódios do seu programa especial Doce Califórnia, o leite é rico em gordura e proteína, o que confere muito energia ao nosso corpo. Além disso, é um ingrediente tão versátil que pode ser aplicado de diversas formas nos preparos. Dele podemos fazer leite condensado, creme de leite, manteiga, iogurte, queijo, enfim. 

Nós não consumimos somente o leite de vaca, apesar desta ter sido um dos primeiros animais a ser domesticado pelo homem, mas também o leite de cabra e de ovelha.

O leite era muito difícil de se conservar e, por isso, a forma mais comum de consumi-lo era fresco (cru) ou em forma de queijo. Com o passar dos anos, foram sendo desenvolvidas técnicas químicas que culminaram no surgimento dos laticínios.

A pasteurização, criada em 1864 por Louis Pasteur, foi o mote para que se conseguisse conservar o leite e trazer ao alimento, uma segurança com relação às impurezas naturais decorrentes de bactérias e outros aspectos que por vezes faziam mal ao nosso organismo.

Fato é que, quando pensamos em fazer um bolo, imediatamente nos vem à cabeça o leite! O que é comum pensarmos? "Vou fazer um bolo! Vou ver se tenho leite, ovos, farinha e açúcar." Não é assim?

Sabemos que é possível substituí-lo nas receitas, mas nada substitui o sabor do leite de vaca, o gostinho que ele deixa nos doces e seu aroma peculiar.

[Foto inspiração extraía de busca no Google.]

Comentários

Postagens mais visitadas