Sua Excelência..., o "Fouet"!

Talvez um dos utensílios mais usados na cozinha, tanto salgada quanto doce, o batedor, ou nosso querido e amado FOUET!!! (Sim, dei um gritinho... kkkkkkkk) Foi objeto da minha pesquisa esta semana; e vou contar o que descobri sobre ele!

De provável origem francesa, questionada ante a antiguidade inventiva dos chineses, o fouet, ou simplesmente, batedor de arames, é um dos utensílios que considero mais importante em uma cozinha.

Sua versatilidade e aplicação vai além do simples bater de ovos. Serve para misturar, emulsionar e agregar ingredientes.

Em minhas navegações pela internet  pude observar, inclusive, que existem diversos modelos e que cada um deles se presta a uma utilidade específica. Se não vejamos:

Fouet clássico: para bater líquidos e misturar ingredientes secos, agregando ar às preparações.
Fouet de molho: por ter um corpo mais alongado, não agrega tanto ar e por isso é mais indicado para bater molhos e cremes.
Fouet plano: indicado para bater e misturar pequenos volumes e preparos que incluem produtos delicados, como ervas e omeletes, por exemplo.
Fouet bola: um modelo ideal para dissolver pelotas em misturas que precisam aerar; muito bom e mais eficiente, para preparar mousses, pois bate claras em neve com maior rapidez.

Recentemente encontrei um site bem bacana: http://revista.sociedadedamesa.com.br. Nele li um artigo sobre o fouet que me fez admirar ainda mais esse incrível instrumento culinário, que resiste ao tempo e a modernidade. Sabiam que ele atingiu seu apogeu em 1963, quando apareceu nas mãos de Julia Child, escritora, cozinheira e apresentadora de TV americana, ao promover seu livro "Dominando a Arte da Culinária Francesa"?! Então, leiam o artigo escrito por Fábio Angelini!

Vou contar um segredinho... eu só preparo brownies utilizando o fouet e uma espátula, ou seja, sem o uso de qualquer equipamento eletro-eletrônico. É rápido, fácil e fica muito melhor!!



[Fonte: imagens Google.]

Comentários

Postagens mais visitadas